O Que Fazer Em San Andrés Na Colômbia
Coisas para fazer na maravilhosa San Andrés na Colômbia não faltam. Portanto, reuni num único post todas as atrações que você precisa explorar quando estiver no mar caribenho.
Nesse post você saberá onde ir, o que fazer e as atrações gratuitas e pagas em San Andrés, além de dicas e valores dos lugares no Caribe.
Onde ir em San Andrés na Colômbia
San Andrés é uma ilha bem pequena e bem fácil de ser explorada. Porém, há quem pense que só porque a ilha é pequena que não te o que fazer, está redondamente enganado.
Além das paisagens incríveis de um mar azul e calor estonteante, ao redor da ilha possui vários pontos turísticos e lugares secretos que merecem ser explorados. Bem como, com direito a várias fotos instagrámaveis e memoráveis que só San Andrés é capaz de proporcionar.
Eco Parque West View em San Andrés
Esse Eco Parque West View é uma pequena área que oferece bastante atividades divertidas de entretenimento. Tais como: trampolim de alta e média altura, tobogã, área de snorkeling para ver os variados peixinhos coloridos. E também é possível fazer mergulho com cilindro de oxigênio ou com roupas estilo astronauta.
Lá no fundo se encontra a estátua do Poseidon e algumas plaquinhas de casa do peixe, por exemplo. Sem contar o mar de águas cristalinas e diversos peixinhos que nadam entre os turistas.
Para entrar nesse parque é necessário pagar uma taxa de COP7.000,00 e pode aproveitar o tempo que quiser. O lugar também oferece aluguel de coletes salva-vidas, snorkeling e sapato de borracha. Além do espaço bacana para fotinhas e fazer um piquenique.
La Piscinita em San Andrés
A piscina não é precisamente considerada uma praia em si, porém é uma parte do mar com pedras ao redor e uma bela paisagem em volta para se apreciar.
Visitamos San Andrés em julho de 2022, e naquela época La Piscinita estava fechada devido a proximidade de turistas em tubarões.
O lugar é muito bom para fazer snorkeling, porém recomendo verificar se está seguro e aberto para receber turistas na época em que for visitar a ilha. A entrada é paga uma taxa de COP2000,00.
El Hoyo Soplador
O buraco soprador é uma fenda natural nas rochas da costa, que comunica com o mar. Quando as ondas do mar batem nas rochas, o ar é expelido pela fenda com tanta força que pode lançar água e vento a vários metros de altura.
Melhor dizendo, é um fenômeno natural muito interessante que atrai muitos turistas todos os anos. Além do mais, os visitantes costumam vir ao El Hoyo Soplador para ver como funciona esse fenômeno e apreciar a incrível paisagem. Também é comum encontrar vendedores de comida e artesanato na região.
Porém, é importante ter em mente que, por conta da força com que a água é expelida, é perigoso chegar muito perto do buraco de sopro. É necessário manter uma distância segura para evitar acidentes. A entrada é gratuita e vale muito a pena a visita.
Calle de las Palmeras
A famosa Rua das Palmeiras em San Andrés fica localizada no bairro de Sarie Bay e é uma das principais áreas turísticas da ilha. Calle de las Palmeras em San Andres, como o próprio nome diz, é uma pequena rua ladeada por palmeiras e corre paralela à praia. Ela é bem conhecida por ser o point para tirar fotos bem bacanas para as redes sociais.
Além disso, a área é popular entre os visitantes por seus restaurantes, bares e lojas de souvenirs, e também é um bom local para passear e aproveitar a vibração tropical da ilha. Sua passagem também é gratuita.
Ilha de Rocky Cay
Rocky Cay é uma pequena ilha localizada na costa colombiana no mar do Caribe. Ela está ligada a San Andrés por uma estreita faixa de areia que só é possível a sua vista durante a maré baixa. A pequena ilha é um destino popular entre os visitantes de San Andres por causa de suas águas cristalinas e recifes de corais perfeitos para snorkeling e mergulho.
Na ilha possui um pequeno restaurante onde você pode almoçar ou tomar um drink. Para chegar até lá, você pode fazer um curto passeio de barco a partir da Playas de San Luiz ou caminhar pela faixa de terra durante a maré baixa. O trecho de barco tem o custo de COP10.000,00 ida e volta.
Na época em que fomos a maré estava bem alta, mesmo assim decidimos chegar até a Rocky Cay nadando, pois havia uma corda guiando os aventureiros até lá. Sendo assim, seguimos com snorkeling e em alguns trechos a gente conseguia colocar o pé no chão. Vale a pena a experiência, a entrada na ilha é gratuita e de bônus você pode tirar fotos na ilha com o barco encallado no fundo.
Jardim Botânico de San Andrés
O Jardim Botânico não é tão famoso e nem tão procurado assim pelos turistas, mas é uma boa escolha para aqueles que amam a natureza e querem saber um pouco mais da fauna e flora do lugar.
A área verde da ilha está situado dentro da Universidade Nacional da Colômbia e oferece um passeio tranquilo pelos seus 8 hectares de espaço. Além disso, é uma ótima pedida para conhecer o conjunto de plantas do local e ainda ter uma maravilhosa vista para o litoral de San Andrés.
Sua entrada é gratuita e o lugar possui banheiros públicos.
El Acuario
O próprio nome já diz tudo: Aquário de San Andrés é realmente um grande aquário no meio do Caribe. Suas águas cristalinas são realmente incríveis e de tirar o fôlego.
Além disso, os visitantes podem observar uma variedade de vida marinha, incluindo peixes coloridos, tartarugas marinhas e se tiver sorte arraias, em seu habitat natural. Para chegar a El Acuario, os visitantes podem fazer um curto passeio de barco a partir de San Andres, o valor varia de COP 40.000,00 incluindo o passeio na ilha de Johny Cay.
As águas em El Acuario é rasa e clara, tornando-se um ótimo local para mergulho e natação. Sendo assim, eu recomendo que quando for fazer o passeio ir com o sapato próprio de borracha, pois há muitas rochas e recifes. Porém, se caso não levar, é possível alugar no lugar, bem como os equipamentos de snorkeling e armários de objetos pessoais.
Johny Cay
Essa ilha é a mais procurada quando se vai para San Andrés e fica situado bem em frente a Spratt Bight. Esse passeio somente pode chegar lá com barco, você pode adquirir somente nessa ilha ou como fizemos, com o El Acuario também.
A ilha é pequena e facilmente você consegue explorar a pé, levando ao total 15 minutos de caminhada e há diversos restaurantes e bares que oferecem comidas e bebidas aos visitantes. A ilha também é abrigo de iguanas de vários tamanhos e uma pequena área verde no centro de Johny Cay.
Esse passeio para chegar lá varia de $25 a $40 por pessoa.
Cueva de Morgan
A Cueva de Morgan em San Andrés é uma caverna natural que recebeu o nome do famoso pirata Henry Morgan, que a usou como esconderijo para seu tesouro.
A caverna tem várias câmaras e é composta por belas estalactites e estalagmites, também conhecidas como decorações da caverna. Bem como, o lugar é acessível através de uma curta caminhada por uma floresta densa e uma descida íngreme por um lance de escadas. É recomendado usar sapatos resistentes e trazer uma lanterna para explorar a caverna.
É uma atração turística popular na ilha, as visitas guiadas estão disponíveis para quem deseja aprender mais sobre sua história e características geológicas. A entrada é cobrada um valor de COP10.000.
Centro comercial de San Andrés
O centro da ilha não é tão grande mas tem muito a oferecer. Como San Andrés um lugar isento de impostos, ela abriga diversas lojas dos mais variados produtos e duty frees.
O arquipélago também possui uma ótima estrutura para caminhar a noite e apreciar a paisagem das belíssimas praias. Além de oferecer várias boas opções de restaurantes e baladas na ilha.
Volta completa na ilha de San Andrés
A ilha é pequena e vale muito a pena ser explorada por completa. Onde você consegue desbravar de várias maneiras: seja por bicicleta, como fizemos e levamos 3 horas para dar a volta na ilha, carrinho de golfe, mule ou moto.
Lá eles não tem costume de usar capacete quando pilota moto, o que merece atenção e prudência no trânsito.
Enfim, não importando a maneira, você vai conseguir aproveitar os principais pontos turísticos da ilha como West View, Hoyo Soplador, as Playas de San Luis, entre outros.
Conclusão
Maneiras e opções não faltam para explorar a ilha paradisíaca no Caribe e suas maravilhosas atrações que o lugar tem a oferecer.
E se você também é assim como eu e AMA viajar gastando quase nada, eu desenvolvi a Mentoria para Viajar Gastando Pouco, curso em que ensino passo-a-passo tudo o que você precisa saber para conseguir viajar para vários lugares do mundo sem precisar gastar uma fortuna. Já viajei para mais de 30 países, e quero ajudar você a conseguir realizar a viagem dos sonhos.
Para saber mais da mentoria clique aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e você pode deixar aqui no comentário ou ir lá no nosso Instagram @oursweettrip ficar por dentro dos destinos ou curiosidades dos lugares!
Ah, a gente também tem canal no Youtube, se inscreve lá!! Beijinhooos!!!