Como Levar Dinheiro Nas Viagens
A dúvida da maioria das pessoas que encontro nas minhas aventuras viajantes é como levar dinheiro nos viagens. Como evitar pagar taxas abusivas ou super faturadas, ou como valorizar a conversão e aproveitar mais da troca de moedas.
Nesse post, vou mostrar as melhores opções de como levar dinheiro de maneira segura e como economizar na alteração de dinheiro internacional.
Então leia até o final, a ordem das recomendações está de acordo com minhas experiências e comunicação com outros nômades e viajantes em geral. Juntamente, do estilo de viagem mais luxuosa até a maneira mais econômica de levar dinheiro na viagem.
Dinheiro em espécie
A maneira mais comum e a que as pessoas mais fazem é a de levar dinheiro é em espécie quando viajam. Para essa opção não tem erro: é só ir em alguma casa de câmbio e fazer a troca da moeda de sua preferência. O dólar e o euro são as moedas mais procuradas pelos viajantes por conta da sua aceitação mundial.
Porém, particularmente, eu levo uma quantia pequena de dinheiro em espécie, para lugares que ainda não são tão familiarizados com cartão internacional, como em Chiang Mai na Tailândia, por exemplo. E por questão de segurança também prefiro levar cartção internacional, onde vou explicar mais adiante.
Casas de câmbio que “transformam” dinheiro em cartão pré-pago
Uma observação aqui para quem vai utilizar as casas de câmbio é: você mesmo pode fazer na sua própria cidade, ou seja, não precisa trocar de moeda nas casas de câmbio de aeroporto ou no país que deseja ir. Basta ir à uma casa de câmbio mais próxima na sua cidade e solicitar pelo cartão pré-pago. Sendo assim, eles fornecem um boleto com o valor e na moeda que deseja usar e recarrega um cartão pré pago para você poder utilizar na sua viagem.
Cartão de Crédito Internacional (Dinheiro em Banco Digital)
Outra opção que é bastante comum e menos conhecido é o cartão de crédito de bancos digitais. Em outras palavras, bancos como a Nubank, C6, Nomad oferece a facilidade de usar em outros países.
Pelo fato de ter baixa taxa de anuidade, muitos nem tem, essa é uma ótima e mais usada maneira de levar dinheiro nas viagens. Particularmente falando, eu só viajo dessa maneira: levo alguns dólares e uso somente o cartão.
Aí vem a dúvida: como faço para sacar dinheiro em papel, já que em muitos estabelecimentos não aceita cartão? Super fácil! Em qualquer caixa eletrônico você pode fazer o saque: desde o ATM até os caixas dentro de bancos. E dica extra: os caixas eletrônicos de dentro dos bancos são sempre mais baratos na conversão da moeda! Fica a dica 😉
Ganhe bônus na Nomad
E como eu não poderia deixar de citar, o banco Nomad além de facilitar nossas vidas no uso de cartões em quase todos os países do mundo, ainda tem um espaço super amplo e confortável em Guarulhos. Em outras palavras podemos esperar nosso voo lindamente e digno de conforto para quem é cliente Nomad. Eu já sou cliente e indico bastante, e com meu cupom você também pode ser cliente e usufruir dessa regalia é só clicar aqui ou usar meu código QVB2LI8Q5Q e se cadastrar.
Cartão pré pago (Casas de câmbio)
Uma alternativa menos utilizada e não tão conhecida assim são os cartões pré-pagos retirados nas casas de câmbio. Essa maneira é bem prática mas acaba saindo mais caro, uma vez que a conversão deles são taxadas com um valor mais alto. Porém é fácil de você adquirir: basta ir até uma casa de câmbio, solicitar pelo cartão e pagar o valor que você gostaria para despender na sua viagem. Sendo assim, eles geram um boleto e você fica com esse crédito no cartão.
É uma maneira bem simples também e você já recarrega na moeda que pretende utilizar, sendo doláres, libra esterlina, euros ou outro de sua opção.
Western Union
Apesar de estar sendo conhecida só agora entre os brasileiros, a Western Union é uma empresa bastante antiga e bem utilizada, principalmente na Europa.
A maneira de enviar dinheiro deles funciona da seguinte forma: você faz o depósito do valor em sua própria moeda em alguma agência, ou através do site ou aplicativo da Western Union. Em seguida, envia para a pessoa destinatária, essa pessoa irá receber na moeda local do país que você transferiu. A WU tem bastante pontos de envio e saque como: bancos, lotéricas e comércios.
Uma ótima notícia: essa opção nos possibilita a enviar dinheiro para nós mesmos! É só inserir seus dados como destinário, e na retirada é solicitado o número da ordem de envio e algum documento de identificação.
> Veja mais em nosso site aba de Parceiros para ganhar bônus no Wise, Nomad, além de outras opções para tornar sua viagem mais econômica e aproveitável <
Conta Digital Multimoeda – Wise
Uma maneira que, particularmente falando, também é uma das minhas favoritas é através da Conta Digital Wise. Assim como o cartão de crédito internacional e cartão de recarga pela Casa de Câmbio, você transfere dinheiro nessa conta e ela pode ser utilizada em qualquer país de destino.
A conta também possui detalhes bancários e pode ser enviado de qualquer moeda, uma vez que ele propriamente ja converte quando você usa o cartão no país. Um benefício: você pode usar tanto no cartão físico ou digital no celular, porém recomendo obter o físico. Pois não são em vários países que aceitam pagamento por aproximação.
Sendo assim, a maneira mais barata é a conta digital mutimoeda Wise, que é aceito em mais 160 países e te dá a liberdade de aproveitar do destino esolhido sem se preocupar com conversões. Usando o link aqui do blog você me ajuda a manter o site atualizado e cheio de dicas para suas viagens!
Cartão Internacional de Banco Físico
E esse deixei por último mas não menos importante é o cartão internacional de algum banco como Itaú, Sicredi, entre outros. Esse é o mais simples e o mais comum jeito de levar dinheiro na viagem. Em outras palavras, basta ver com seu gerente se seu cartão é permitido usar internacionalmente e voilá. Particularmente não recomendo muito devido a taxa de IOF ser alta, mas é uma opção também que você pode usufruir.
Conclusão
Eu aposto que depois de saber de todas essas opções de como levar dinheiro nas viagens você se sentiu muito mais seguro e protegido além de animado para viajar, não é mesmo?
Seja pela facilidade dos cartões de multimoedas, bancos digitais, ou se você é aquela pessoa mais tradicional e prefere ir em casas de câmbio, descobriu que tem várias maneiras simples e fáceis de gastar no destino desejado.
E seguindo o mesmo raciocínio, para você que AMA viajar gastando quase nada, eu desenvolvi a Mentoria para Viajar Gastando Pouco, curso em que ensino passo-a-passo tudo o que você precisa saber para conseguir viajar para vários lugares do mundo sem precisar gastar uma fortuna. Já viajei para mais de 30 países, e quero ajudar você a conseguir realizar a viagem dos sonhos.
Sendo assim, para saber mais da mentoria clique aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e você pode deixar aqui no comentário ou ir lá no nosso Instagram @oursweettrip ficar por dentro dos destinos ou curiosidades dos lugares!
Ah, a gente também tem canal no Youtube, se inscreve lá!! Beijinhooos!!!