Saiba Como Visitar a Montanha Colorida no Peru
Nomes não faltam para denominar uma das atrações mais impressionantes de Cusco: Montanha Colorida, Rainbow Mountain, Montanha 7 cores ou 7 colores, Vinicunca. Em outras palavras, todas levam ao mesmo destino que é a maravilhosa Montanha Colorida do Peru.
Localizada a 100km de Cusco, a Montanha Colorida tem muito a oferecer. Mesmo sua altitude sendo bem alta, de 5.200 metros acima do mar. Assim como, sendo considerada como um dos passeios que mais exige esforço físico, a vista vale muito a pena a ser contemplada.
Nesse post você vai saber como chegar a Montanha Colorida no Peru, dicas do que é necessário levar, custos inclusos e curiosidades do lugar.
Como visitar a Montanha Colorida no Peru
Para chegar até a Montanha Colorida, contratamos um passeio que saiu a partir de Cusco bem cedo, por volta das 4h30 e pagamos o custo de 110 soles (R$146,48 / US$28.64).
Normalmente é um dia de passeio, e antes de chegar a tal almejada Montaña 7 colores, é feita uma parada em Kusipata para tomar café da manhã, que já estava incluso no valor da tour. Nesse momento, é indicado tomar chá de coca para já ir se preparando à alta altitude.
Entrada para Vinicunca – A Montanha Colorida
Após o café da manhã, tem mais uma hora de trajeto até estacionamento base, chegando entre 8h15 e 8h30, e é onde fica todas as vans estacionadas, esse é o ponto inicial da caminhada.
A entrada para Vinicunca é de 10 soles e também já está incluso no passeio, lembrando que não é vendido separadamente e nem online. Melhor dizendo, a entrada é cobrada diretamente lá.
O ponto inicial até a montanha, que é no estacionamento base é um percurso de 5km e levamos aproximadamente 1 hora de caminhada. O guia nos fornece um bastão de caminhada que ajuda a dar suporte durante nosso trajeto.
Trajeto até a Montanha Colorida
Nesse início onde as vans estão estacionados tem altitude de 4.480 metros acima do nível do mar e a própria montanha tem 5200m de altitude. Além de ir andando, tem a opção de ir a cavalo, mas como não somos muito fã de exploração animal optamos por ir caminhando e estávamos prontas para a aventura.
Assim sendo, o trecho com o cavalo custa 90 soles, e eles deixam no começo da subida, onde é necessário continuar o caminho andando até a montanha para avistar as cores de Vinicunca. A gente sofre um pouco mas vale muito a pena a caminhada, a paisagem é realmente incrível!
E também é interessante que no caminho assim quando a gente desce no estacionamento e no meio do trajeto até a montanha, há um ponto de parada. Onde é é possível tomar um break e comprar alguma coisa para comer ou beber e possui banheiros químicos com cobrança de 1 ou 2 soles.
A Chegada Na Montanha Colorida
Quando esta chegando próximo a montanha, a subida é bem íngrime, colocando mais um ponto na sofrência de chegar até o topo da montanha. E é aqui que já te deixo uma dica para essa subida: não suba rápido, procure respirar e ir subindo. Pois, quando chegar lá você não estará tão cansada(o) e ter mais fôlego para apreciar a beleza do lugar.
Normalmente, a hora de chegada ao topo é de 10am. Sendo assim, o tempo de ficar lá em cima tirando fotos instagrámaveis e vendo as laminhas lindas depende de 45min a 1h30.
Lá em cima também como em todo ponto turístico, há locais com lhamas enfeitadas que oferecem para tirar fotos com os bichinhos e com a montanha de fundo. Além de ver muuuuita gente na montanha, muitos turistas também querendo tirar as melhores fotos e curtindo o lugar.
Assim como essa vista, você tem a opção de subir o outro pico que a foto sai melhor ainda e com menos gente, e possui a placa de Vinicunca. Melina foi e super recomenda que você chegue até esse topo final pela incrível vista ao redor e com mais clareza da Montanha de 7 cores.
Por que As Montanhas do Peru São Coloridas?
Fontes de pesquisas revelam que as montanhas coloridas do Peru se formaram devido ao um acúmulo de sedimentos marinhos, fluviais e lacustres, há milhões de anos, quando toda a região ainda era submersa pelo mar. Esses sedimentos repousaram sobre a terra e formaram camadas distintas e com “faixas” de cores diferentes.
Assim sendo, com o movimento das placas tectônicas, essa região se elevou de tal maneira a construir as atuais montanhas “arco-íris” no Peru. Além disso, o tempo e a erosão permitiram a oxidação desses minerais, dando assim ainda mais nitidez e cores chamativas às encostas.
- Branco – arenito e calcário;
- Rosa – mistura de argila vermelha, lama e areia;
- Roxo – marga (mescla de argila com carbonato de cálcio) e silicatos;
- Castanho e dourado – limonites, arenito e minerais sulfurosos;
- Verde – argila rica em minerais ferromagnesianos e óxido de cobre.
Perguntas Frequentes
Qual a Melhor época para visitar a Montanha Colorida?
A melhor estação para visitar a montanha é na seca e não na úmida. Pois na úmida tem muita possibilidade de não ver nada, ou ver muitas nuvens ou neve como a Dandara viu no que História é essa Porchat?
Sendo assim, os melhores meses para fazer esse passeio é de Abril a Novembro, pois tem bastante sol, embora ainda seja frio, essas são as melhores épocas. Nós fomos em Junho do ano de 2022 e pegamos imagens muito boas, você pode conferir aqui.
Mesmo sendo calor, consigo usar roupas de verão?
Na estação seca não recomendo ir com roupa de verão. Em outras palavras, é indicado vestir por camadas, pois na montanha é realmente gelado e tem muito vento.
Há algum transporte público para chegar lá?
Infelizmente não. No momento o acesso somente é possível por carro ou contratando passeio com guia, como nós fizemos.
Dicas Para Não Sofrer Com o Mal da Altitude (Sorroche)
Não há uma regra específica e cada corpo reage de uma maneira, mas algumas maneiras de evitar sofrer com o mal da altitude é assim que chegar em Cusco, não faça o passeio logo de cara.
Ou seja, logo no primeiro dia curta a cidade para se adaptar ao clima de lá e se habituar com a diferença. Cusco tem 3.399 metros de altitude, então se acostume primeiro com a diferença de altitude.
Ainda mais, quando você estiver a caminho da montanha Colorida leve muita água, vai se hidratando, para manter o seu organismo em equilíbrio e preparado para o trajeto adiante.
Outra dica importante é não correr, vá andando com tranquilidade, para ir se acostumando com o lugar e não cansar tão rápido.
Dica Extra
Os antigos recomendam até hoje e o que ajudou bastante a continuar a caminhada é tomar chá ou mascar folha de coca. Isso ajuda bastante a abrir o seu pulmão e suportar a alta altitude. Eu confesso que o gosto do chá não é dos melhores, mas com certeza vai te preparar muito para encarar o percurso.
Do mesmo modo, outra coisa que ajudou a gente bastante foi o que o guia nos deu Água de Florida, que é parecido com um perfume mas natural que você inala antes de começar a caminhada. E já para esclarecer isso não é droga, os locais usam bastante isso e diz que ajuda muito para você concluir seu passeio sem passar mal.
De qualquer maneira, se mesmo com essas dicas você passar mal, as agências de turismo são preparadas e viajam com garrafas de oxigênio para primeiros socorros. E assim como no Deserto de Siloli na Bolívia, o passeio não é recomendado para quem tem problemas respiratórios.
Dicas Do Que Levar Para a Caminhada
Já anotem essas dicas importantes para o seu passeio até a Montanha Colorida do Peru. Assim sendo, em uma pequena mochila com tiras acolchoada leve somente o necessário, como:
- Garrafa de Água;
- Óculos escuros;
- Boné;
- Casaco estilo corta vento: quando chegar ao topo é onde vai mais sentir frio, é realmente muito gelado;
- Luva, eu sentia minhas mãos cortarem com o frio, lembrando que fomos em junho de 2022;
- Bota de trekking, nós fomos de tênis e deu certo, mas pra melhor aderência recomendo bota de trekking, pegue uma realmente boa para não sofrer com seus pés pós passeio;
- Snacks como: fruta, barra de cereal, chocolate;
- Bastão de caminhada onde normalmente é providenciada pelos guias;
- E o último item vai com o peito aberto para curtir a experiência e a magia do lugar.
Curiosidades da Montanha Vinicunca
Além da incrível experiência de vivenciar e admirar a Montanha Colorida do Peru, você poderá desfrutar algumas paisagens próximas como a subcordilheira dos Andes.
Em outras palavras, quando você estiver no estacionamento base no percurso, é possível ver a Ausangate, que é o pico a Cordilheira Vilcanota. Da mesma forma sua altitude é bem grande, ela tem a altura de 6.394 metros acima do mar de altitude, sendo uma das mais difíceis trilhas para chegar nesses nevados.
Outra curiosidade é que quando você chega no topo da Montanha Colorida, você também tem a opção de continuar a trilha pela Red Valley. Ou melhor, a montanha vermelha, onde ela é descrita que é como se você estivesse no Estados Unidos ou no Google Fotos numa montanha toda vermelha com uma cor maravilhosa e viva.
Conclusão
Além da paisagem belíssima da Montanha Colorida, você também vai apreciar a fauna peruana local. Ou seja, as lhamas, a vicugnas, alpacas, embora elas são bastante parecidas, o guia vai te explicar a diferença dos 3 tipos.
Vizcacha, condores, você vai ter a experiência viva do estilo de vida das comunidades que habitam, dos locais que vivem na Cordilheira dos Andes. Por fim, vc vai vivenciar e tirar foto em Vinicunca, que é um dos 100 lugares que você precisa conhecer antes de morrer pela National Geographic.
E se você também é assim como eu e AMA viajar gastando quase nada, eu desenvolvi a Mentoria para Viajar Gastando Pouco, curso em que ensino passo-a-passo tudo o que você precisa saber para conseguir viajar para vários lugares do mundo sem precisar gastar uma fortuna. Já viajei para mais de 30 países, e quero ajudar você a conseguir realizar a viagem dos sonhos.
Para saber mais da mentoria clique aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e você pode deixar aqui no comentário ou ir lá no nosso Instagram @oursweettrip ficar por dentro dos destinos ou curiosidades dos lugares!
Ah, a gente também tem canal no Youtube, se inscreve lá!! Beijinhooos!!!