Curiosidade,  Turismo,  Viagem

Saiba Como Visitar a Montanha Colorida no Peru

Nomes não faltam para denominar uma das atrações mais impressionantes de Cusco: Montanha Colorida, Rainbow Mountain, Montanha 7 cores ou 7 colores, Vinicunca. Em outras palavras, todas levam ao mesmo destino que é a maravilhosa Montanha Colorida do Peru.

Localizada a 100km de Cusco, a Montanha Colorida tem muito a oferecer. Mesmo sua altitude sendo bem alta, de 5.200 metros acima do mar. Assim como, sendo considerada como um dos passeios que mais exige esforço físico, a vista vale muito a pena a ser contemplada.

Nesse post você vai saber como chegar a Montanha Colorida no Peru, dicas do que é necessário levar, custos inclusos e curiosidades do lugar.

 

Nós de fundo com a maravilhosa Montanha Colorida no Peru
Nós de fundo com a maravilhosa Montanha Colorida no Peru

 

Como visitar a Montanha Colorida no Peru

Para chegar até a Montanha Colorida, contratamos um passeio que saiu a partir de Cusco bem cedo, por volta das 4h30 e pagamos o custo de 110 soles (R$146,48 / US$28.64).

Normalmente é um dia de passeio, e antes de chegar a tal almejada Montaña 7 colores, é feita uma parada em Kusipata para tomar café da manhã, que já estava incluso no valor da tour. Nesse momento, é indicado tomar chá de coca para já ir se preparando à alta altitude.

 

Entrada para Vinicunca – A Montanha Colorida

Após o café da manhã, tem mais uma hora de trajeto até estacionamento base, chegando entre 8h15 e 8h30, e é onde fica todas as vans estacionadas, esse é o ponto inicial da caminhada.

A entrada para Vinicunca é de 10 soles e também já está incluso no passeio, lembrando que não é vendido separadamente e nem online. Melhor dizendo, a entrada é cobrada diretamente lá.

O ponto inicial até a montanha, que é no estacionamento base é um percurso de 5km e levamos aproximadamente 1 hora de caminhada. O guia nos fornece um bastão de caminhada que ajuda a dar suporte durante nosso trajeto.

 

Caminho para a Montanha de 7 Cores - Montanha Colorida
Caminho para a Montanha de 7 Cores

 

Trajeto até a Montanha Colorida

Nesse início onde as vans estão estacionados tem altitude de 4.480 metros acima do nível do mar e a própria montanha tem 5200m de altitude. Além de ir andando, tem a opção de ir a cavalo, mas como não somos muito fã de exploração animal optamos por ir caminhando e estávamos prontas para a aventura.

Assim sendo, o trecho com o cavalo custa 90 soles, e eles deixam no começo da subida, onde é necessário continuar o caminho andando até a montanha para avistar as cores de Vinicunca. A gente sofre um pouco mas vale muito a pena a caminhada, a paisagem é realmente incrível!

E também é interessante que no caminho assim quando a gente desce no estacionamento e no meio do trajeto até a montanha, há um ponto de parada. Onde é é possível tomar um break e comprar alguma coisa para comer ou beber e possui banheiros químicos com cobrança de 1 ou 2 soles.

 

Um pequeno break durante o trajeto para a Montanha Colorida
Um pequeno break durante o trajeto para a Montanha Colorida

 

A Chegada Na Montanha Colorida

Quando esta chegando próximo a montanha, a subida é bem íngrime, colocando mais um ponto na sofrência de chegar até o topo da montanha. E é aqui que já te deixo uma dica para essa subida: não suba rápido, procure respirar e ir subindo. Pois, quando chegar lá você não estará tão cansada(o) e ter mais fôlego para apreciar a beleza do lugar.

Normalmente, a hora de chegada ao topo é de 10am. Sendo assim, o tempo de ficar lá em cima tirando fotos instagrámaveis e vendo as laminhas lindas depende de 45min a 1h30.

Lá em cima também como em todo ponto turístico, há locais com lhamas enfeitadas que oferecem para tirar fotos com os bichinhos e com a montanha de fundo. Além de ver muuuuita gente na montanha, muitos turistas também querendo tirar as melhores fotos e curtindo o lugar.

Assim como essa vista, você tem a opção de subir o outro pico que a foto sai melhor ainda e com menos gente, e possui a placa de Vinicunca. Melina foi e super recomenda que você chegue até esse topo final pela incrível vista ao redor e com mais clareza da Montanha de 7 cores.

 

As cores maravilhosas com as lhamas na Montanha Arco-Íris
As cores maravilhosas com as lhamas na Montanha Arco-Íris

 

Por que As Montanhas do Peru São Coloridas?

Fontes de pesquisas revelam que as montanhas coloridas do Peru se formaram devido ao um acúmulo de sedimentos marinhos, fluviais e lacustres, há milhões de anos, quando toda a região ainda era submersa pelo mar. Esses sedimentos repousaram sobre a terra e formaram camadas distintas e com “faixas” de cores diferentes.

Assim sendo, com o movimento das placas tectônicas, essa região se elevou de tal maneira a construir as atuais montanhas “arco-íris” no Peru. Além disso, o tempo e a erosão permitiram a oxidação desses minerais, dando assim ainda mais nitidez e cores chamativas às encostas.

  • Branco – arenito e calcário;
  • Rosa – mistura de argila vermelha, lama e areia;
  • Roxo – marga (mescla de argila com carbonato de cálcio) e silicatos;
  • Castanho e dourado – limonites, arenito e minerais sulfurosos;
  • Verde – argila rica em minerais ferromagnesianos e óxido de cobre.

 

Vinicunca é um dos lugares mais procurados pelos turistas
Vinicunca é um dos lugares mais procurados pelos turistas

 

Perguntas Frequentes

Qual a Melhor época para visitar a Montanha Colorida?

A melhor estação para visitar a montanha é na seca e não na úmida. Pois na úmida tem muita possibilidade de não ver nada, ou ver muitas nuvens ou neve como a Dandara viu no que História é essa Porchat?

Sendo assim, os melhores meses para fazer esse passeio é de Abril a Novembro, pois tem bastante sol, embora ainda seja frio, essas são as melhores épocas. Nós fomos em Junho do ano de 2022 e pegamos imagens muito boas, você pode conferir aqui.

Mesmo sendo calor, consigo usar roupas de verão?

Na estação seca não recomendo ir com roupa de verão. Em outras palavras, é indicado vestir por camadas, pois na montanha é realmente gelado e tem muito vento.

Há algum transporte público para chegar lá?

Infelizmente não. No momento o acesso somente é possível por carro ou contratando passeio com guia, como nós fizemos.

 

Montanha Colorida em época de neve
Montanha Colorida em época de neve

 

Dicas Para Não Sofrer Com o Mal da Altitude (Sorroche)

Não há uma regra específica e cada corpo reage de uma maneira, mas algumas maneiras de evitar sofrer com o mal da altitude é assim que chegar em Cusco, não faça o passeio logo de cara.

Ou seja, logo no primeiro dia curta a cidade para se adaptar ao clima de lá e se habituar com a diferença. Cusco tem 3.399 metros de altitude, então se acostume primeiro com a diferença de altitude.

Ainda mais, quando você estiver a caminho da montanha Colorida leve muita água, vai se hidratando, para manter o seu organismo em equilíbrio e preparado para o trajeto adiante.

Outra dica importante é não correr, vá andando com tranquilidade, para ir se acostumando com o lugar e não cansar tão rápido.

Dica Extra

Os antigos recomendam até hoje e o que ajudou bastante a continuar a caminhada é tomar chá ou mascar folha de coca. Isso ajuda bastante a abrir o seu pulmão e suportar a alta altitude. Eu confesso que o gosto do chá não é dos melhores, mas com certeza vai te preparar muito para encarar o percurso.

Do mesmo modo, outra coisa que ajudou a gente bastante foi o que o guia nos deu Água de Florida, que é parecido com um perfume mas natural que você inala antes de começar a caminhada. E já para esclarecer isso não é droga, os locais usam bastante isso e diz que ajuda muito para você concluir seu passeio sem passar mal.

De qualquer maneira, se mesmo com essas dicas você passar mal, as agências de turismo são preparadas e viajam com garrafas de oxigênio para primeiros socorros. E assim como no Deserto de Siloli na Bolívia, o passeio não é recomendado para quem tem problemas respiratórios.

 

Nós com a ajuda do bastão para subir até a Montaña 7 Colores
Nós com a ajuda do bastão para subir até a Montaña 7 Colores

 

Dicas Do Que Levar Para a Caminhada

Já anotem essas dicas importantes para o seu passeio até a Montanha Colorida do Peru. Assim sendo, em uma pequena mochila com tiras acolchoada leve somente o necessário, como:

  • Garrafa de Água;
  • Óculos escuros;
  • Boné;
  • Casaco estilo corta vento: quando chegar ao topo é onde vai mais sentir frio, é realmente muito gelado;
  • Luva, eu sentia minhas mãos cortarem com o frio, lembrando que fomos em junho de 2022;
  • Bota de trekking, nós fomos de tênis e deu certo, mas pra melhor aderência recomendo bota de trekking, pegue uma realmente boa para não sofrer com seus pés pós passeio;
  • Snacks como: fruta, barra de cereal, chocolate;
  • Bastão de caminhada onde normalmente é providenciada pelos guias;
  • E o último item vai com o peito aberto para curtir a experiência e a magia do lugar.

 

Nós de fundo a Montanha Ausangate - subcordilheira dos Andes
Nós de fundo a Montanha Ausangate – subcordilheira dos Andes

 

Curiosidades da Montanha Vinicunca

Além da incrível experiência de vivenciar e admirar a Montanha Colorida do Peru,  você poderá desfrutar algumas paisagens próximas como a subcordilheira dos Andes.

Em outras palavras, quando você estiver no estacionamento base no percurso, é possível ver a Ausangate, que é o pico a Cordilheira Vilcanota. Da mesma forma sua altitude é bem grande, ela tem a altura de 6.394 metros acima do mar de altitude, sendo uma das mais difíceis trilhas para chegar nesses nevados.

Outra curiosidade é que quando você chega no topo da Montanha Colorida, você também tem a opção de continuar a trilha pela Red Valley. Ou melhor, a montanha vermelha, onde ela é descrita que é como se você estivesse no Estados Unidos ou no Google Fotos numa montanha toda vermelha com uma cor maravilhosa e viva.

 

Lhamas lindas na Montanha Colorida do Peru
Lhamas lindas na Montanha Colorida do Peru

 

Conclusão

Além da paisagem belíssima da Montanha Colorida, você também vai apreciar a fauna peruana local. Ou seja, as lhamas, a vicugnas, alpacas, embora elas são bastante parecidas, o guia vai te explicar a diferença dos 3 tipos.

Vizcacha, condores, você vai ter a experiência viva do estilo de vida das comunidades que habitam, dos locais que vivem na Cordilheira dos Andes. Por fim, vc vai vivenciar e tirar foto em Vinicunca, que é um dos 100 lugares que você precisa conhecer antes de morrer pela National Geographic.

E se você também é assim como eu e AMA viajar gastando quase nada, eu desenvolvi a Mentoria para Viajar Gastando Pouco, curso em que ensino passo-a-passo tudo o que você precisa saber para conseguir viajar para vários lugares do mundo sem precisar gastar uma fortuna. Já viajei para mais de 30 países, e quero ajudar você a conseguir realizar a viagem dos sonhos.

Para saber mais da mentoria clique aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e você pode deixar aqui no comentário ou ir lá no nosso Instagram @oursweettrip ficar por dentro dos destinos ou curiosidades dos lugares!

Ah, a gente também tem canal no Youtube, se inscreve lá!! Beijinhooos!!!

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Damos valor à sua privacidade

Nós e os nossos parceiros armazenamos ou acedemos a informações dos dispositivos, tais como cookies, e processamos dados pessoais, tais como identificadores exclusivos e informações padrão enviadas pelos dispositivos, para as finalidades descritas abaixo. Poderá clicar para consentir o processamento por nossa parte e pela parte dos nossos parceiros para tais finalidades. Em alternativa, poderá clicar para recusar o consentimento, ou aceder a informações mais pormenorizadas e alterar as suas preferências antes de dar consentimento. As suas preferências serão aplicadas apenas a este website.

Cookies estritamente necessários

Estes cookies são necessários para que o website funcione e não podem ser desligados nos nossos sistemas. Normalmente, eles só são configurados em resposta a ações levadas a cabo por si e que correspondem a uma solicitação de serviços, tais como definir as suas preferências de privacidade, iniciar sessão ou preencher formulários. Pode configurar o seu navegador para bloquear ou alertá-lo(a) sobre esses cookies, mas algumas partes do website não funcionarão. Estes cookies não armazenam qualquer informação pessoal identificável.

Cookies de desempenho

Estes cookies permitem-nos contar visitas e fontes de tráfego, para que possamos medir e melhorar o desempenho do nosso website. Eles ajudam-nos a saber quais são as páginas mais e menos populares e a ver como os visitantes se movimentam pelo website. Todas as informações recolhidas por estes cookies são agregadas e, por conseguinte, anónimas. Se não permitir estes cookies, não saberemos quando visitou o nosso site.

Cookies de funcionalidade

Estes cookies permitem que o site forneça uma funcionalidade e personalização melhoradas. Podem ser estabelecidos por nós ou por fornecedores externos cujos serviços adicionámos às nossas páginas. Se não permitir estes cookies algumas destas funcionalidades, ou mesmo todas, podem não atuar corretamente.

Cookies de publicidade

Estes cookies podem ser estabelecidos através do nosso site pelos nossos parceiros de publicidade. Podem ser usados por essas empresas para construir um perfil sobre os seus interesses e mostrar-lhe anúncios relevantes em outros websites. Eles não armazenam diretamente informações pessoais, mas são baseados na identificação exclusiva do seu navegador e dispositivo de internet. Se não permitir estes cookies, terá menos publicidade direcionada.

Visite as nossas páginas de Políticas de privacidade e Termos e condições.

Criado por WP RGPD Pro
pt_BRPortuguese
Abrir chat
💬 Precisa de Ajuda? / Need help?
Olá 👋
Podemos te ajudar?

Hello 👋
Can we help you?