O Airbnb é Confiável? [Atualizado 2022]
Muita gente me pergunta o que é o Airbnb, se ele é seguro e/ou confiável, como funciona, quais os riscos. Então, nesse post eu conto tudo para vocês, onde respondo todas as dúvidas e mostro nossas experiências com o aplicativo e website.
Primeiramente, vamos saber um pouco mais dessa plataforma famosa entre os viajantes.
O que é o Airbnb?
O Airbnb é a principal rede de hospedagens do mundo e muito famoso entre os mochileiros. De acordo com o propósito da empresa, os anfitriões, ou hosts, colocam suas casa(s) ou apartamentos ou quarto(s) para alugar e nós, viajantes, conferimos as disponibilidades de datas e reservamos. A boa notícia é que tem essa plataforma quase no mundo todo e os preços, na maioria das vezes, são mais interessantes, comparado com os aplicativos de hotéis.
Além de reserva de hospedagens, o Airbnb também oferece experiências de passeios e experiências online, onde você pode conhecer um pouco mais do lugar onde pretende visitar.
Como Surgiu o Airbnb?
Ele foi criado há 13 anos por 3 amigos: Brian Chesky, Nathan Blecharczyk e Joe Gebbia. Onde Brian e Joe dividiam um quarto em São Francisco (EUA), e preocupados como iriam pagar o aluguel, decidiram colocar 3 colchões infláveis no quarto e alugar no final de semana. Logo mais tarde, Nathan se uniu a eles e ampliaram os negócios se tornando uma das maiores redes de hospedagens do mundo.
O Airbnb é confiável?
O Airbnb é uma empresa legítima e bastante confiável, mas ainda é bastante comum surgir dúvidas como:
1. Minha reserva foi ou será aceita no Airbnb?
No Airbnb existem duas maneiras de fazer suas reservas: por meio de “Reserva Instantânea” ou Solicitação de Reserva. Onde a opção de “Reserva Instantânea” a reserva do hóspede é confirmada assim que clicar em Confirmar e Pagar!
Caso o anfitrião não habilitou essa função de “Reserva Instantânea”, o hóspede que deseja se hospedar na propriedade dele deve enviar uma solicitação de reserva. Depois de enviada, os anfitriões têm até 24 horas para aceitar antes que ela expire.
Se você for um usuário do Airbnb e preferir usar somente a opção de “Reserva Instantânea”, filtre sua pesquisa pelo filtro “Reserva Instantânea” como a imagem abaixo.
2. E se o lugar que reservei no Airbnb não for conforme o que foi descrito?
O Airbnb não verifica fisicamente cada propriedade registrada na plataforma, exceto as opções Plus e Luxe.
Por isso, como hóspede, é importante identificar cada informação contida no website ou aplicativo. Então, destaco três coisas que você deve sempre ficar de olho em um anúncio do Airbnb:
- Avaliações das experiências de outros hóspedes,
- Fotos de qualidade
- Detalhes completos da acomodação
Para usuários em geral do Airbnb, eu super recomendo que você se atente com as opções de acomodações com avaliação de 4,8 ou superior, com mais de 25 avaliações. Em seguida, dar uma lida em alguns comentários para saber o que as outras pessoas acharam do quarto/propriedade.
As fotos da hospedagem devem mostrar o quarto, cama, banheiro e entrada de propriedade. Bem como todos os detalhes e descrição precisam estar preenchidos com as informações do lugar.
>>Veja Como Evitar Possíveis Golpes no Airbnb<<
3. Ok Tina, e se eu tiver algum problema com o anfitrião?
O Airbnb é uma plataforma de hospedagens e faz o intermédio entre anfitriões e hóspedes. Assim sendo, se por acaso um anfitrião ou hóspede tiver algum problema, ambos devem relatar o caso para a Central de Ajuda do Airbnb.
O Airbnb irá avaliar os detalhes da reclamação e qualquer prova ou evidência. Então, determinará a ação apropriada de acordo com as normas da empresa. Dessa maneira, o Airbnb também determina se uma parte deve compensar a outra e definir a quantia a ser acertada.
Tina, até que ponto posso confiar no Airbnb?
Bom, entendemos até aqui que a plataforma Airbnb é real, legítimo e confiável. Agora, o que vamos definir é como saber se hosts e acomodações são confiáveis.
Antes da existência do Airbnb, a ideia de ficar na casa de um estranho, principalmente durante uma viagem, não era tão comum quanto agora. Então, para ter mais confiança, segurança entre anfitriões e hóspedes em sua plataforma, o Airbnb exige que cada usuário verifique sua identidade, antes de fazer uma reserva ou anúncio de propriedade.
Então, aqui vai mais alguns pontos que precisa se atentar:
-
Como você pode confiar no host/anfitrião?
Como um novo usuário, você deve se atentar as informações dos hosts fornecidas nas opções de hospedagens no Airbnb.
Atualmente, uma maneira simples de fazer isso é ver o perfil completo do anfitrião antes de fazer a reserva. Então, para ter acesso a isso, vá até o final da lista e verifique quantas avaliações ele(a) possui, se a sua identidade foi verificada, se possui biografia escrita, idiomas, taxa e tempo de resposta.
Contudo, uma outra alternativa bastante interessante é: você filtrar sua pesquisa em hospedagens com anfitriões considerados como Superhosts, onde esse status é liberado para os hosts que conquistaram e mantiveram os padrões mais altos do Airbnb.
-
As avaliações descritas podem ser falsificadas?
A resposta é NÃO!! Para ser um usuário da plataforma do Airbnb é necessário verificar sua identidade para poder fazer alguma reserva, e somente quem fez o check-out de uma estadia é permitido fazer algum comentário daquele lugar em que esteve.
Por isso todos os comentários são genuínos e por pessoas reais, que se hospedaram naquele lugar e contaram suas experiências com a estadia, com o anfitrião, ou com ambos.
Para saber mais como funciona as avaliações, clique aqui.
-
Quando eu procuro alguma reserva não aparece o endereço exato pra mim Tina, o que eu faço?
Isso acontece porque como hóspede, você só vai receber o endereço exato de sua estadia depois de confirmar sua reserva, para segurança sua e do anfitrião. Logo após que você confirma a sua hospedagem, você desce um pouquinho até a seção “Como chegar” e voilá! Eis aparece o seu destino!
Os hosts têm duas opções de colocar na sua listagem: “localização geral” ou “localização específica”, onde a “localização geral”, nós hóspedes conseguimos ter uma visão mais vaga onde a propriedade está localizada no mapa e quão perto fica das atrações principais. Já a “localização específica”, como o nome diz, os usuários conseguem ter uma localização mais precisa de onde fica, mas ainda não exata, mantendo a regra de que você primeiramente precisa confirmar sua reserva para depois saber certinho onde é.
Alguns anfitriões também colocam algumas informações quanto a localidade sobre o bairro, mercados próximos, opções de meio de transporte, restaurantes, tudo para facilitar e melhorar nossa experiência no local escolhido.
Conclusão
O Airbnb é altamente confiável e super recomendado entre os viajantes de maneira econômica, podendo ter total suporte e respaldo da empresa caso haja qualquer dúvida ou problema com os usuários.
O Airbnb possui quase no mundo todo e é de muito fácil acesso. Mas se surgir alguma dúvida ou queira saber mais, siga a gente lá no Instagram @oursweettrip que contamos sempre dicas como essa e muito mais sobre os diversos lugares que visitamos.
E se você também quer saber como Viajar Mais Gastando Pouco, fiz uma Mentoria onde ensinei e ensino milhares de viajantes a explorar o mundão afora de maneira bem econômica e rentável, basta clicar aqui e garantir a sua vaga! Te espero lá!