Airbnb: 5 Maneiras de Evitar Golpes
Apesar do Airbnb já ter um bom tempinho de existência, desde 2008, muita gente ainda não tem muito conhecimento ou fica com o pé atrás do Airbnb. E não é pra menos: assim como toda aquisição virtual, sempre recomendo ver a procedência da empresa. Assim como se a empresa ou plataforma é segura, antes de contratar ou fazer qualquer coisa. Em outro post, conto mais detalhadamente sobre o que é o Airbnb.
Bom, já vou deixar claro aqui, que os golpes do Airbnb felizmente não são comuns. E a grande maioria de anfitriões e hóspedes são pessoas reais e ambas estão em busca de uma experiência positiva. Nós mesmas, nas nossas experiências, quase 90% das hospedagens que ficamos é contratada através do Airbnb. E para ser honesta, nem sempre os hosts são os vilões e os hóspedes são os mocinhos. Por exemplo, há hóspedes que aproveitam dos hosts, você pode saber mais perguntando a um anfitrião experiente com mais de 150 reservas.
Referente as medidas de segurança do Airbnb, elas estão evoluindo sempre com o passar dos anos. Bem como, a restrição de idade que foram implementadas em 2020, saiba mais aqui.
Então, a partir das nossas experiências e relatos, coloco abaixo alguns possíveis golpes para serem evitados.
-
Quais são os possíveis golpes no Airbnb que preciso evitar?
Como em qualquer mercado online, a plataforma do Airbnb, mantém em constante melhoria devido a alguns usuários que nem sempre agem de boa fé. Por isso, recomendo se caso for mandar mensagem aos anfitriões, envie sempre via Airbnb ao invés de telefone ou WhatsApp. Assim irá ficar registrado toda a comunicação entre vocês e ainda é uma prova no caso surgir alguma reclamação entre você e o host.
1 – O anfitrião pedir que você cancele a reserva ao invés dele
O Airbnb tem o controle de determinar quem a empresa tem de reembolsar, o anfitrião ou o convidado, com base em qual parte tomou a decisão de cancelar. Ou seja, se caso um anfitrião quiser cancelar sua reserva, mas você cancelar, você pode não receber o reembolso que pretendia.
Como evitar esse tipo de situação: Se um host ou anfitrião solicitar que você cancele a sua reserva em seu nome, seja na hora ou no check in, recuse de maneira educada. Então diga a ele que não tem problema se ele ou ela precisar cancelar, mas que você não pode fazer isso por ele(a). Se quiser saber mais sobre a Política de Cancelamento do Airbnb, clique aqui.
2 – Informações não verdadeiras ou duvidosas
Se uma opção de reservar parece ser muito boa para ser verdade, por exemplo: um preço super baixo para sua localização, ou perceber alguma omissão de informação, como fotos não exibidas de sua comodidade “perfeita”, sugiro procurar por outra opção de lista. Pois, reservar uma listagem não verdadeira ou incorreta, pode ter dores de cabeça no futuro passíveis de estressa na sua viagem.
Como evitar esse tipo de situação: A melhor maneira de evitar esse tipo de coisa é levar em consideração as opções de classificação 4,8 ou superior, mais de 25 avaliações e fotos mostrando quarto, banheiro e entrada. E as informações da acomodação e a biografia do anfitrião também devem estar preenchidos.
3 – O anfitrião pede para você mudar de quarto
No Airbnb já houveram muitos relatos em que os hosts pedem aos hóspedes que trocassem de quarto. Seja no check in ou durante a estadia, dizendo que havia um “problema” com o quarto que você reservou. Esse tipo de situação, pode ser um jeito de enganar os hóspedes e fazer com que reservem um lugar que parece mais confortável do que realmente é. Assim como pode ser de reservar para vários convidados por meio de uma única opção de listagem para as mesmas datas.
Como evitar esse tipo de situação: Independente da intenção do seu anfitrião, ou se você acredita ou não que seja verdade o que lhe foi dito, você tem o direito de negar um pedido de alteração do quarto original que você reservou. Se um host pedir para que você mude de quarto, você pode ficar a vontade para recusar a solicitação. E se caso o anfitrião não autorizar que você fique no quarto em que reservou, notifique o Airbnb sobre o caso.
4 – O anfitrião pede para que você pague por fora do Airbnb
O Airbnb não permite que os usuários paguem ou aceite qualquer pagamento fora da sua plataforma e não se responsabiliza por qualquer transação que seja feita dessa maneira. No Airbnb, é totalmente contra esse tipo de atitude conforme os termos de pagamento da plataforma. Além disso, seu host não pode solicitar dinheiro a parte depois de sua chegada. Se o seu anfitrião pedir mais dinheiro por qualquer motivo, seja como um depósito de segurança ou depósito de animal de estimação, ele deve preencher a solicitação por meio do Airbnb.
Como evitar esse tipo de situação: Se o host solicitar que você o pague por fora do Airbnb, não aceite o pedido e deixe-o saber que esse tipo de solicitação é contra os termos do Airbnb. E se caso o anfitrião te deixar desconfortável ou constrangido e continuar insistindo, denuncie esse anfitrião ao Airbnb.
5 – O anfitrião age de má fé e afirma falsamente danos causados pelo hóspede
– Dúvidas Normalmente Frequentes do Airbnb
- O Airbnb cobre ou paga por algum dano?
Sim, o Airbnb tem medidas de proteção para seus anfitriões caso um hóspede quebrar ou danificar a casa, saiba mais no Seguro de Proteção ao Anfitrião e Garantia do Anfitrião.
- Um host/anfitrião do Airbnb pode me expulsar da acomodação?
Se você não seguir ou quebrar as regras da acomodação do seu anfitrião, ele pode sim te expulsar da propriedade. Para saber como as regras da hospedagem funcionam no Airbnb, leia sempre na descrição da lista de opção.
- Posso deixar meus pertences pessoais na acomodação?
Normalmente num aluguel particular, você pode deixar seus pertences na propriedade, nós costumamos deixar na maioria das vezes e nunca tivemos problemas. Porém se você não se sentir confortável ou seguro para deixar suas coisas em um lugar compartilhado, considere levar seus pertences de valor (como passaporte, carteira) com você quando não estiver na hospedagem.
Conclusão
Como falei no início, felizmente os casos de acontecer algum golpe é bem difícil pela legitimidade da empresa Airbnb e segurança que a plataforma dá. Porém, ficar sempre atento e prevenir sempre é a melhor solução e evita possíveis frustrações futuras. Procure ler todas as informações fornecidas e se tiver alguma dúvida, você pode normalmente enviar uma mensagem, via Airbnb, perguntando suas possíveis questões.
Agora, você quer viajar mais gastando bem pouco? Quem não quer, não é mesmo? Por isso mesmo eu, Cristina Marin, fiz uma mentoria e que vem ajudando milhares de viajantes, que assim como eu, AMA economizar em cada viagem feita!
Para saber mais da mentoria clique aqui, dúvidas e sugestões são sempre bem vindas e você pode deixar aqui no comentário ou ir lá no nosso Instagram @oursweettrip ficar por dentro dos destinos ou curiosidades dos lugares!
Ah, a gente também tem canal no Youtube, se inscreve lá!! Beijinhooos!!!