Airbnb: 5 Ways to Avoid Scams
Apesar do Airbnb já ter um bom tempinho de existência, desde 2008, muita gente ainda não tem muito conhecimento ou fica com o pé atrás do Airbnb. E não é pra menos: assim como toda aquisição virtual, sempre recomendo ver a procedência da empresa. Assim como se a empresa ou plataforma é segura, antes de contratar ou fazer qualquer coisa. Em outro post, conto mais detalhadamente sobre o que é o Airbnb.
Bom, já vou deixar claro aqui, que os golpes do Airbnb felizmente não são comuns. E a grande maioria de anfitriões e hóspedes são pessoas reais e ambas estão em busca de uma experiência positiva. Nós mesmas, nas nossas experiências, quase 90% das hospedagens que ficamos é contratada através do Airbnb. E para ser honesta, nem sempre os hosts são os vilões e os hóspedes são os mocinhos. Por exemplo, há hóspedes que aproveitam dos hosts, você pode saber mais perguntando a um anfitrião experiente com mais de 150 reservas.
Referente as medidas de segurança do Airbnb, elas estão evoluindo sempre com o passar dos anos. Bem como, a restrição de idade que foram implementadas em 2020, saiba mais here.
So, from our experiences and reports, I put below some possible scams to avoid.
-
Quais são os possíveis golpes no Airbnb que preciso evitar?
Como em qualquer mercado online, a plataforma do Airbnb, mantém em constante melhoria devido a alguns usuários que nem sempre agem de boa fé. Por isso, recomendo se caso for mandar mensagem aos anfitriões, always send via Airbnb ao invés de telefone ou WhatsApp. Assim irá ficar registrado toda a comunicação entre vocês e ainda é uma prova no caso surgir alguma reclamação entre você e o host.
1 – The host asks you to cancel the reservation instead
O Airbnb tem o controle de determinar quem a empresa tem de reembolsar, o anfitrião ou o convidado, com base em qual parte tomou a decisão de cancelar. Ou seja, se caso um anfitrião quiser cancelar sua reserva, mas você cancelar, você pode not receber o reembolso que pretendia.
How to avoid this kind of situation: Se um host ou anfitrião solicitar que você cancele a sua reserva em seu nome, seja na hora ou no check in, recuse de maneira educada. Então diga a ele que não tem problema se ele ou ela precisar cancelar, mas que você não pode fazer isso por ele(a). Se quiser saber mais sobre a Política de Cancelamento do Airbnb, click here.
2 – Untrue or dubious information
Se uma opção de reservar parece ser muito boa para ser verdade, por exemplo: um preço super baixo para sua localização, ou perceber alguma omissão de informação, como fotos não exibidas de sua comodidade “perfeita”, sugiro procurar por outra opção de lista. Pois, reservar uma listagem não verdadeira ou incorreta, pode ter dores de cabeça no futuro passíveis de estressa na sua viagem.
How to avoid this kind of situation: The best way to avoid this sort of thing is to consider your options for rating 4.8 or higher, 25+ reviews and photos showing bedroom, bathroom and entrance. And the accommodation information and host biography must also be filled in.
3 – The host asks you to change rooms
No Airbnb já houveram muitos relatos em que os hosts pedem aos hóspedes que trocassem de quarto. Seja no check in ou durante a estadia, dizendo que havia um “problema” com o quarto que você reservou. Esse tipo de situação, pode ser um jeito de enganar os hóspedes e fazer com que reservem um lugar que parece mais confortável do que realmente é. Assim como pode ser de reservar para vários convidados por meio de uma única opção de listagem para as mesmas datas.
How to avoid this kind of situation: Regardless of your host's intent, or whether or not you believe what you've been told is true, you have the right to deny a request to change the original room you booked. If a host asks you to change rooms, you can feel free to decline the request. And if the host doesn't allow you to stay in the room you've booked, notify Airbnb about it.
4 – The host asks you to pay outside Airbnb
Airbnb does not allow users to pay or accept any payment outside of its platform and is not responsible for any transaction that is made in this way. On Airbnb, it is totally against this kind of attitude as the payment terms of the platform. Also, your host cannot ask for extra money after your arrival. If your host asks for more money for any reason, whether as a security deposit or pet deposit, they must complete the request through Airbnb.
How to avoid this kind of situation: If the host asks you to pay them outside of Airbnb, do not accept the order and let them know that such a request is against Airbnb's terms. And if the host makes you uncomfortable or embarrassed and keeps insisting, report this host to Airbnb.
5 – The host acts in bad faith and falsely claims damages caused by the guest
– Dúvidas Normalmente Frequentes do Airbnb
- Does Airbnb cover or pay for any damages?
Yes, Airbnb has protective measures for its hosts if a guest breaks or damages their home, learn more at Host Protection Insurance and Host Guarantee.
- Can an Airbnb host kick me out of your accommodation?
If you don't follow or break the rules of your host's accommodation, they can kick you out of the property. To learn how hosting rules work on Airbnb, always read the picklist description.
- Can I leave my personal belongings at the accommodation?
Usually on a private rental, you can leave your belongings on the property, we usually do most of the time and we've never had any problems. However, if you don't feel comfortable or safe to leave your things in a shared place, consider taking your valuables (such as your passport, wallet) with you when you're not at the lodge.
Conclusion
Como falei no início, felizmente os casos de acontecer algum golpe é bem difícil pela legitimidade da empresa Airbnb e segurança que a plataforma dá. Porém, ficar sempre atento e prevenir sempre é a melhor solução e evita possíveis frustrações futuras. Procure ler todas as informações fornecidas e se tiver alguma dúvida, você pode normalmente enviar uma mensagem, via Airbnb, perguntando suas possíveis questões.
Agora, você quer viajar mais gastando bem pouco? Quem não quer, não é mesmo? Por isso mesmo eu, Cristina Marin, fiz uma mentoria e que vem ajudando milhares de viajantes, que assim como eu, AMA economizar em cada viagem feita!
To know more about the mentorship click here, questions and suggestions are always very welcome and you can leave it here in the comment or go there in our Instagram @oursweettrip stay on top of destinations or curiosities of places!
Oh, we also have a channel on Youtube, subscribe in there!! Kisses!!!