Como Morar na Espanha – Bem Fácil!!
É minha gente, se você faz parte da maioria das pessoas que sonha em morar na Espanha e acha que por ser Europa o processo seja bem complicado, pode ser mais simples do que você imagina. E já te digo, no final tem a melhor opção para qualquer um de nós meros mortais. Então já prepara seu cafezinho e fica, tem bolo!
A Espanha é uma das principais e mais procuradas portas de entrada para a Europa — seja pela segurança, pelo clima parecido com o nosso Brasil, cultura vibrante, calor humano ou pelo acesso fácil aos países vizinhos. Sendo assim, não é a toa a tamanha procura e facilidade em permitir, de acordo com as opções que vou apresentar aqui, a longa estadia no país.
Primeira Maneira de Morar na Espanha: Visto de Estudante
Essa é de longe a opção mais escolhida e aplicada nāo somente entre brasileiros, mas também entre as pessoas do mundo todo. Assim como em Manchester, tem gente de todo o mundo que vem para estudar na universidade, fazer mestrado, doutorado, se adapta e fica permanente. Mesmo nesse pouco tempo vivendo na Espanha, conheci bastante gente que veio dessa maneira.
A demanda é bastante grande porque além de estudar, é permitido trabalhar meio período. Ou seja, até 20 horas semanais, o que ajuda muito quem quer levantar uma grana extra ou contribuir nos gastos pessoais.
Aqui o que recomendo é buscar escolas ou universidades em cidades não tao grandes ou caras, Valencia tem um bom polo estudantil, assim como Granada e Salamanca, ótimo e bem adaptável para qualquer início de mudança de país.
Segunda Opção de Morar na Espanha: Cidadania Europeia
De maneira bem rápida e simples é você tendo direito à cidadania de origem europeia, seja portuguesa, italiana, alemã, você pode simplesmente chegar e ficar, literalmente. Não é a toa que tem muitos italianos que migram para cá, além do país ser bem próximo, eles podem ter o mesmo direito que os espanhóis têm por aqui.
Nosso Brasil é muito grande e tem muita gente com parentesco de origem de muitos países, pesquisa se você também possui direito de ser um cidadão europeu. Caso tiver dúvidas, manda uma mensagem pra gente no nosso Instagram.
Visto de Nômade Digital
Outra maneira de morar na Espanha e que está se tornando bastante popular é através do nomadismo digital. Onde essa opção é bem recente, com um pouco mais de 2 anos de aprovação, a Lei de Startups vem ajudando e muito os amantes da terra das tapas e flamenco.
Para aplicar esse visto é bem prático:
- Você precisa comprovar que tem um contrato de trabalho remoto com uma empresa que não seja da Espanha.
-
Ter pelo menos 3 meses de experiência na função ou estar contratado pela companhia há pelo menos 3 meses.
-
Mostrar experiência profissional, com n0 mínimo de 3 anos ou diploma de ensino superior/técnico.
-
Comprovar que a empresa permite o trabalho remoto.
-
Não ter antecedentes criminais.
Você pode aplicar o visto direto do Brasil no consulado espanhol, onde recebe autorização de 1 ano, e pode renovar depois na Espanha por até 5 anos, ou pode solicitar já estando no país europeu.
Dica para continuar viajando muito e gastando pouco é conhecer Mentoria para Viajar Gastando Pouco, uma consultoria que fiz muito carinho onde ensino passo-a-passo tudo o que você precisa saber para conseguir viajar para vários lugares do mundo sem precisar gastar uma fortuna.
Visto de Residência Não Lucrativa
Essa opção acho bem interessante e também conheci um grupo grande que veio pra cá dessa maneira. O visto de residência não lucrativa é para quem tem renda suficiente sem precisar trabalhar na Espanha. Como por exemplo, ter investimentos ou simplesmente ser aposentado(a).
Apenas necessita apresentar comprovante de fundos e ter seguro de saúde privado. Mas é importante seguir como o próprio nome fala, residência de maneira não lucrativa.
Visto de Trabalho
Essa é uma das formas mais seguras de entrar, permanecer legal e por longo tempo no país, mas preciso ser sincera que também é um dos mais burocráticos para quem ainda está fora da Espanha.
Nomalmente você precisa procurar por uma oferta de trabalho de uma empresa espanhola antes de entrar no país. Sendo assim, o empregador é quem inicia o processo na Espanha solicitando a autorização de trabalho no Ministério da Inclusão, Segurança Social e Migrações. Logo após a autorização ser aprovada, você solicita o visto de trabalho no consulado espanhol no Brasil.
Uma dica aqui é: muitos brasileiros fazem primeiro um visto de estudante, que dá permissão de trabalho parcial ou nômade digital e, já na Espanha, procuram emprego e pedem a mudança de status para visto de trabalho. Assim evitando a barreira inicial de conseguir a autorização estando no Brasil.
E a cereja do bolo de como morar na Espanha: o Arraigo Social
Já devo dizer que isso não é um visto de entrada, mas sim uma regularização interna, ou seja você pode se regularizar morando aqui na Espanha. Ou seja, ele exige 3 anos vivendo no país e um contrato de trabalho.
Uma dica muito interessante, é que muitos brasileiros entram como turistas e optam por ficar no país fazem o empadronamiento cedo para contar o tempo. O empadronamiento nada mais é o registro feito na prefeitura (Ayuntamiento) da cidade onde você mora, te proporcionando alguns benefícios como:
-
Provar oficialmente que você mora ali.
-
Ter acesso a serviços básicos (posto de saúde, escola para filhos, benefícios sociais).
-
Abrir conta bancária ou contratar serviços (internet, energia, etc.).
O que você precisa é ter um passaporte válido e comprovante de endereço: pode ser um contrato de aluguel, declaração do dono do imóvel ou contas de luz/água. Lembrando que empadronamiento não é um visto, mas pode colaborar sim com a sua futura regularização no país com o Arraigo Social.
Conclusão — O seu sonho de Morar na Espanha Começa Agora
Vimos que morar na Espanha não é um sonho impossível nem algo reservado para poucos. Com as opções apresentadas aqui — desde vistos de estudante, nômade digital, residência não lucrativa, visto de trabalho até a regularização por arraigo social — existem vários caminhos para diferentes perfis e realidades.
O mais importante é entender que cada passo exige planejamento e documentação correta. Para quem já está na Espanha como turista, o empadronamiento pode ser o início da contagem regressiva para viver legalmente, servindo como prova de residência e facilitando a solicitação futura do arraigo social.
Seja qual for sua escolha, o segredo de tudo está em se informar bem, se organizar financeiramente e seguir as regras do país. Assim, você aumenta suas chances de conquistar o tão sonhado objetivo de morar legalmente na Espanha, aproveitando tudo o que esse país incrível tem para oferecer — das praias às viagens pelos países vizinhos.
E aí, pronto para começar a planejar sua mudança para a Espanha? ✈️🇪🇸