How to Plan Financially to Travel Always
A dúvida de muitas pessoas é como fazer o planejamento financeiro para viajar sempre, como se organizar para viajar mais e curtir o passeio de uma maneira tranquila.
Como conseguir realizar a viagem dos sonhos? Isso exige bastante pesquisas, controle de gastos e disciplina para na hora da viagem seguir conforme o planejado.
Pensando nisso, eu escrevo esse post para te ajudar a se planejar financeiramente para viajar mais e sempre, então me acompanhe até o final dessa leitura.
Como Fazer o Planejamento Financeiro para Viagens
Um bom planejamento financeiro é sempre antecipadamente, com alguns meses antes da data do seu embarque. Assim você pode conseguir as melhores promoções ou preços mais baixos das reservas. Então, caneta e papel em mãos e tome note das orientações.
Defina seu perfil de viajante e objetivos para Planejar Financeiramente sua viagem
Numa viagem você prefere ficar em um hotel 5 estrelas ou não se importa de ficar em hostel? O que é mais interessante para ti: comer todos os dias em restaurantes ou fazer sua própria comida comprada em mercados?
Qual estilo de viagem você se identifica: aproveitar as praias, ilhas e trilhas dos lugares ou explorar o lado mais cultural das cidades, como: museus, exposições?
Sendo assim, você pesquisa os passeios que são mais interessantes para ti e reserva o dinheiro para cada atividade escolhida. Lembrando de incluir o custo do transporte, alimentação no passeio ou qualquer outro custo que queria acrescentar.
Qual o destino que pretende ir?
Saber onde você deseja ir é o principal fator para organizar e planejar sua viagem. Pois é ele que vai definir os próximos passos da pesquisa:
- Como você vai até o seu destino: avião, ônibus, navio, carro?
- Aonde você vai se hospedar: hotel, hostel, Airbnb, pousada?
- Você vai sempre se alimentar em restaurantes ou opta por cozinhar?
- Quais são as atividades que pretende fazer: ir num museu pago ou gratuito? Fazer skydiving?
- Pretende fazer compras no lugar: lembrancinhas, roupas, sapatos?
Além desses itens, é necessário que você determine quantos dias gostaria de ficar no local para aproveitar tudo o que deseja, tanto em viagens nacionais quanto internacionais.
Caso você planeja viajar para outro país, verificar se o mesmo exige algum tipo de visto pago. Por exemplo, se pretende ir para os Estados Unidos, você precisa pagar 160 dólares de visto e ir até o consulado americano fazer a entrevista. Sendo assim, é necessário incluir esses gastos no seu planejamento financeiro.
Planejar financeiramente sua viagem
Aqui você pode continuar com papel e caneta na mão, ou planilha aberta, para passar um bom pente fino nas pesquisas e marcar os melhores valores:
- Da passagem ida e volta;
- Das diárias de hospedagem;
- O deslocamento interno do destino (ônibus, aluguel de carro);
- Quanto mais ou menos vai gastar com alimentação por dia;
- Preço dos ingressos das atividades pagas.
Separe quantias a mais para suas compras extras
Item super importante também para você que quer aproveitar o menor custo de roupas do exterior, alguma maquiagem, o sapato tão desejado ou simplesmente alguma lembrança única do lugar.
Nesse sentido, separe um valor especificamente para isso, se puder até um pouco mais para não sair do controle ou gastar o que não foi planejado.
Faça também boas pesquisas das lojas que pretende ir e separe até um pouco mais dessa quantia. Se for o caso de você não gastar essa reserva na viagem, você também pode manejar esse dinheiro, como fazendo mais um passeio pago por exemplo.
Faça economias
Para viajar é necessário ter algum dinheiro investido para sua viagem. Vale muito a pena você se organizar financeiramente para aproveitar sua viagem sem preocupações.
Eu recomendo que você anote toda sua renda mensal assim como os seus gastos fixos e variáveis por mês. Mesmo que alguns seja de menor valor anote, pois pode fazer uma diferença no final do seu planejamento.
Em seguida, faça uma análise do que você pode economizar ou ser evitado de gastar, a fim de você guardar dinheiro mensalmente para sua viagem. Seria interessante você conseguir pelo menos 10%, se conseguir mais, melhor ainda, senão, guarde o que conseguir, mas guarde.
Extra tip: veja novas opções de fontes de renda, uma ideia é fazer renda extra. Assim você não precisa diminuir tanto sua qualidade de vida e ainda investe esse dinheiro extra na sua viagem dos sonhos.
Lugares onde você pode investir até conseguir o valor total da sua viagem:
- contas remuneradas (Nubank, PicPay, Mercado Pago e outros);
- CDBs de liquidez diária;
- Tesouro Selic;
Assim, enquanto você poupa mais dinheiro, o que você já ganhou fica rendendo juros e te paga um pouquinho mais até chegar a data das suas reservas! Não sou a musa das finanças mas também estamos de olho!!
Conclusion
Com um bom planejamento financeiro, com mais pesquisas possíveis de valores, minuciosidade na hora de analisar de gastos e ganhos e boas rendas extras, eu tenho certeza que sua viagem vai sair mais rápido do que você imagina!
And if you are also like me and LOVE to travel spending almost nothing, I developed Mentorship for Travel Spending Little, a course in which I teach step-by-step everything you need to know to be able to travel to various places in the world without having to spend a fortune. I've traveled to more than 30 countries, and I want to help you achieve your dream trip.
To know more about the mentorship click here, questions and suggestions are always very welcome and you can leave it here in the comment or go there in our Instagram @oursweettrip stay on top of destinations or curiosities of places!
Oh, we also have a channel on Youtube, subscribe in there!! Kisses!!!